Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Informativo sobre assuntos de interesse da ABBPlantas

Carta enviada em 25/05/2011


Prezados

Encaminho abaixo copia do e-mail recebido do Sr. Ronaldo Mota (MCT) sobre as diretrizes e andamentos das ações pré-estabelecidas por aquele Ministério frente à estratégia de articular e incentivar o setor das Biofabricas brasileiras.

      Nisso, aproveito a oportunidade para relembrá-los de estarem encaminhando as informações solicitadas pelo MCT, já conhecidas em e-mails anteriormente repassados aos senhores, da mesma forma que estimulo aqui a estarem também acessando e participando dos blogs relacionados ao tema (http://abbplantas.blogspot.com/ e http://biofabricasdemudas.blogspot.com/), onde podem acompanhar o andamento da movimentação do setor.

Sugestões sempre são bem vindas.

Att.,

Clayton Debiasi (Presidente interino da ABBPlantas)

-----Mensagem original-----
De: Ronaldo Mota
Enviada em: Wednesday, May 25, 2011 10:28 AM
Assunto: encaminhamentos futuros urgentes biofábrica de mudas; grato; aguardamos retorno


Prezados parceiros da ação "Biofábricas de Mudas", encaminho neste um balanço das atividades realizadas até momento e solicito ajuda de todos para darmos sequência às ações previstas.

Sobre Biofábricas, com relação aos encaminhamentos da reunião ocorrida no dia 18/03/2011, a situação, salvo engano, dentro de nossa sensibilidade, no momento é:

I - Designar o Secretário Ronaldo Mota da SETEC/MCT e o Sr. Ronaldo Andrade da EMBRAPA como responsáveis pela articulação das ações em desenvolvimento; Criamos, através da SETEC, em caráter preliminar, um blog (http://biofabricademudas.blogspot.com), estimulamos ao conjunto de biofábricas a apresentarem seus resumos de atividades; parte retornou, porém, a imensa maioria não. Precisamos urgentemente que o conteúdo a partir daqui seja administrado pela EMBRAPA, conforme acordado na reunião (preparatório ao Portal), bem como auxílio de todos para completarmos devidamente as informações; ou seja, biofábrica de mudas que não se dispuserem a preencher as informações não pode e não deve, salvo melhor juízo, fazer parte de uma futura rede, certo? Em suma, precisamos que a EMBRAPA assuma, se possível, o blog a partir daqui e estimule novas abordagens junto às biofábricas.

II - Criação de uma rede das biofábricas; creio que o primeiro passo seria que as unidades interessadas apresentassem seus descritivos através do blog e, porteriormente, repassados ao Portal.

III - Realizar um inventário sobre a situação das biofábricas no Brasil (capacidade de produção, ociosidade, vocação, localização, se com finalidade lucrativa ou não, capacidade de realizar pesquisas e desenvolvimento, preço das mudas, esforço para produção de mudas nativas e florestais e outros requisitos que julgar necessários);Para isso entendemos que a Embrapa poderia ficar responsável ou definirmos conjuntamente quem pode realizar este inventário.

IV - Criação de um Portal que será Coordenado no seu conteúdo pela EMBRAPA que também será responsável pela sua gestão. Este Portal deverá conter a relação das biofábricas com fins lucrativos (privadas) e sem fins lucrativos (públicas), o que produzem, listagem de preços. A elaboração física do Portal ficou inicialmente sob a responsabilidade Sr. Antônio Jorge Abelém, da Universidade Federal do Pará, com o apoio via regime de descentralização de recursos orçamentários para a UFPA, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do MCT.
Estamos aguardando a documentação da Universidade Federal do Pará, articulada pelo Sr. Antonio Abelém, para efetivarmos a criação do Portal.
Enquanto aguardamos a formalização dos procedimentos a SETEC criou um blog sobre Biofábricas de Mudas (http://biofabricasdemudas.blogspot.com) que conta hoje com 38 seguidores e contém informações sobre 12 biofábricas, ou laboratórios. A divulgação sobre o blog foi realizada para toda a rede de biofábricas mais de uma vez.

V - Organizar com o apoio da ANPROTEC e da Associação das Biofábricas um evento que congregue todas as biofábricas brasileiras onde serão avaliados os aspectos que envolvem tecnologias, produção, mercado de mudas, formação de RH para as biofábricas e como incentivar a pesquisa dentro deste segmento.
O Sr. Clayton Debiasi, da SBW do Brasil, e Presidente da Associação das Biofábricas tem encontrado dificuldade em articular a realização do evento junto à ANPROTEC, segundo entendemos da troca de e-mails (na verdade, não houve troca de e-mails ainda), que saibamos. Seria imprescindível, se possível, que houvesse um entendimento entre as partes.

Grato e submeto aos participantes para opiniões, sugestões de encaminhamentos etc.

--
RONALDO MOTA
Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT
Esplanada dos Ministérios, Bloco E, sala 387
CEP 70067-900, Brasília-DF, Brasil
telefones: (61) 3317-7800,Fax:(61) 3317-7765
Página pessoal: http://www.ronaldomota.net/
Blogs: http://teiaeducacional.blogspot.com/ e http://ronaldomota.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário