Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

Noticias do movimento de criação da Comissão Nacional de Biofábricas de Plantas (CNBP) (Como antes era chamado a ABBPlantas)

CARTA ENVIADA AO GRUPO EM 06/04/10

Prezados,

Após o período inicial de fechamento da lista dos interessados em participar da Comissão Nacional de Biofábricas de Plantas (CNBP), finalmente chegou o momento de iniciarmos as atividades propriamente ditas.
Nosso objetivo, passo da organização da classe, tem como base o fortalecimento e a obtenção de voz ativa frente a quaisquer ações que vinculem oficialmente atividades relacionadas com biofábricas de plantas.
A iniciar, temos o desafio e compromisso de atingirmos participação efetiva da CNBP, junto ao MAPA, na elaboração da Instrução Normativa que definirá as normas de produção e comercialização de mudas e de outras estruturas vegetais obtidas por cultura de tecidos de plantas.
Conforme lista abaixo, nossa futura CNBP já conta com 34 integrantes interessados, distribuídos em 12 estados e mais o Distrito Federal. Temos pelo menos 18 biofábricas comerciais e 13 governamentais representadas, o que nos da força significativa para solicitarmos voz. (Me corrijam se estiver enganado. Favor completarem/corrigirem as informações pendentes no quadro).

No intuito de darmos credibilidade e agilidade ao processo de fazer acontecer a CNBP, uma primeira sugestão é para nos reunir durante a Hortitec 2010 (que acontecerá entre os dias 16 a 18 de junho em Holambra-SP), para oficializarmos esta entidade, definindo estatuto básico e realizando eleição de diretoria (Presidente, Vice-Presidente, Secretario, Finanças). Uma sala ampla para reunião já esta disponibilizada para o grupo. A indicação desta data vem da proposta de estarmos todos, representantes das biofábricas e membros da CNBP, participando de uma seqüência de eventos que irão não somente oficializar a CNBP, mas também dar início as atividades desta entidade de forma objetiva:
- 17 de junho (período vespertino), uma reunião com todos os representantes das biofábricas que irão compor a CNBP para oficializarmos a entidade, definindo estatuto básico e claro e realizando a primeira eleição de diretoria. Esta reunião poderá acontecer nas dependências da própria SBW ou no espaço dentro do evento da Hortitec;
-18 de junho (período matutino), a SBW do Brasil dispõe de um espaço nobre dentro do evento da Hortitec e esta disponibilizando este espaço para a realização do Workshop, em nome da CNBP, sobre a futura Instrução Normativa de Produção e Comercialização de Mudas e de Outras Estruturas Vegetais Produzidas por Cultura de Tecidos de Plantas.
Através de alguns contatos que já venho efetivando, consegui abertura para contarmos com a participação de representantes do MAPA e demais órgãos governamentais envolvidos diretamente com a elaboração desta Instrução Normativa, os quais poderão proferir as palestras sobre o tema. O intuito é compartilharmos necessidades pontuais das biofábricas, esclarecer situações rotineiras para as biofábricas e conseqüentemente promovermos discussões para atingirmos ajustes (correções, exclusões e inclusões) no texto da futura IN, a fim de atender as aspirações de todas as biofábricas.
             Perfeito se o processo de elaboração da Instrução Normativa ainda não estivesse em andamento. Portanto a chamada feita para reunião e workshop serve de qualquer forma para oficializarmos as ações, porem em paralelo a sugestão apresentada a seguir.
Venho contatando pessoas envolvidas neste processo e buscando informações a respeito do estado da arte desta nova Instrução Normativa e o processo de elaboração e conclusão esta acontecendo, o que nos faz ter a certeza de que realmente não podemos deixar escapar a oportunidade de participarmos efetivamente desta construção. Melhor atuarmos na elaboração que brigarmos depois para alterarmos algo durante consulta pública. Por isso o tempo é curto e seria perfeito se conseguíssemos realizar uma reunião em no máximo 2 semanas, com a participação de todos os integrantes da CNBP e direcionarmos os rumos das ações. Acredito que isso seja dificilmente executável neste tempo e, se isso não for possível, minha sugestão é que no máximo 3 ou 4 pessoas do grupo representem de forma interina/provisória a CNBP neste propósito inicial de alavancar a participação da entidade, até a oficialização em Junho durante a Hortitec. Temos reuniões a fazer, em curtíssimo espaço de tempo, junto ao pessoal do MAPA envolvidos neste processo. Temos que oficialmente apresentarmos a CNBP e demonstrar-lhes nossos anseios para com a participação efetiva e representativa no processo de elaboração desta Instrução Normativa. Após cada reunião ou troca de informações realizada junto aos representantes do MAPA, este grupo interino/provisório estaria repassando relatos de todo resultado ocorrido, por e-mail, para podemos manter informados todos os membros da CNBP, possibilitando assim a participação de todos com sugestões e/ou solicitações. Caso estejam de acordo, já me coloco a disposição para que, junto a no máximo outros 2 ou 3 pessoas/biofábricas, seja integrado o grupo representante interino/provisório da CNBP para darmos seqüência imediata à estas ações. (Aguardo nomes para isso. Temos que ser diretos e ágeis)

Aguardo brevemente seus comentários a este respeito, lembrando que sugestões sempre serão bem vindas.
             Saudações,

           Clayton Debiasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário